Bom Dia,
Com Paz e Alegria!
Duas experiência de vida, de oração e de música (com os respectivos link:)
1) Foi um admirável tempo de oração a vigília da Imaculada Conceição, nos 50 anos da sua Igreja, nos Capuchinhos (Porto). O soar do sino - o mesmo que, há uns sessenta anos, chamava os fiéis para a oração; a beleza poética e teológica do maravilhoso «Akáthistos», cantado ao longo de séculos e séculos pelos Irmãos bizantinos; a música - no coração e na voz dos dois Solistas, do Coro e da numerosa Assembleia; o silêncio interiorizante; a «aparição» da «Senhora da Luz», quando tudo e todos eram envoltos na penumbra da escuridão; a sedução dos monumentais e brilhantes paramentos... Um tempo e um templo verdadeiramente de Deus e da Imaculada.
Enquanto não dispomos do vídeo deste Akáthistos, envio estes preciosos minutos com um Akáthistos dos Capuchinhos de Lublin, na Polónia. Outro estilo, outras sonoridades... O mesmo encanto: louvar a Santíssima Trindade pelo admirável mistério da «Virgem e Esposa» Maria. Ver o link:
2) O famoso «frade metaleiro», frei César Bonizzi, Capuchinho de Milão, continua a rezar e a cantar, num registo bem diferente, talvez até estranho para muito boa gente, como estranho e diferente é o contexto aonde o Espírito o chamou a anunciar a Boa Nova do Evangelho. Música brulhenta, mas não «diabólica»! Ver o link:
O abraço fraterno de Paz e Bem
(em gregoriano ou em «metallo»,
conforme as preferências)
frei Acílio
NR-Aguardamos a acordada reportagem fotográfica, e não só, do maestro João Teixeira.ac