Viva.
Como o prometido é devido, envio agora as fotografias há tempos prometidas para o Irmão Sol. Não foram remetidas antes, porque só hoje as consegui, através do meu irmão.
Assim sendo, não são já do meu tempo de seminarista, como anteriormente também adiantei, mas, sendo umas quase contemporâneas (logo imediatas a eu ter saído) e outras de tempos próximos, são de amigos e conhecidos, uns ainda de meu curso e outros de anos anteriores e posteriores, ou seja todos do mesmo tempo de estadia em Gondomar, apenas que respeitantes já aos anos de estadas no Ameal e Fátima… como recordações do meu irmão, Fernando Pinto.
Vou tentar legendar algumas, parcialmente, dentro do que ainda é possível recordar e visualizar com tanta distância no tempo. Sugerindo que quem se reconheça ou conheça outros, colabore com a respectiva indicação.
Ora, as imagens são as seguintes – pela ordem dos arquivos anexos, com que são enviadas:
1 – Na praia de Mira, em Encontro realizado nas férias grandes de 1969 (antes do início do ano lectivo de 69 / 70), vendo-se, a partir da esquerda: Zé Armando de Gondomar, António Fernando, …, Vilares, Amadeu, Fernando Pinto, Arlindo, Delfim… e Domingos Cruz.
2- Também na praia de Mira / 69 – a partir da esquerda, em baixo – Mário, Antunes, António Fernando, …, Fernando Pinto, Zacarias, e em cima (alguns dos referidos da foto anterior, e outros…)
3- No Ameal, em 1970 – da esq.ª – em cima: Zacarias, Júlio, Fernando Costa Pinto, António Fernando, José Nuno, Delfim e Mendes de Abiul.
4 – Também Ameal / 1970: da esqª – Delfim, Ramos, Nuno, Zacarias, Júlio Alves, António Fernando, Mendes, e (em baixo) Loureiro, Guerreiro e Fernando Pinto.
5 – Ameal, 70 – os mesmos
6 – Ameal 1970, rodeando Frei Sério e Frei Joaquim: a partir de cima, …, Meirinho, Zacarias, Araújo de Balazar, Vilares, Delfim, …, Fernando Pinto (meio encoberto), Mendes e António Fernando.
7 – Em Fátima, 1971 – em cima, desde a esqª – Júlio, Zacarias, Guerreiro, e (em baixo), F. Pinto e Mendes de Abiul
8 – Em Fátima, equipa de futebol, incluindo alguns seminaristas capuchinhos (entre os quais, Fernando Pinto, Mendes, Rosário, Júlio, e outros), com estudantes de vários seminários.
9 – Em Fátima, 1972 – pose de conjunto de estudantes e formadores, de vários estabelecimentos (conhece-se, por exemplo, António Fernando, Ramos, Mário Cruz, Leandro, Rosário, Fernando Pinto, Guerreiro, e outros…).
10 – Em Barcelos, no ano de 1973 – Noviciado de 1973/74 – em cima, a partir da esqª: Guerreiro, P.e David Belo e Loureiro. Em baixo: Ramos. Fernando Pinto e Rui.
*
Fica então aqui matéria passível de trazer muitas recordações e provocar reacções, no sentido que norteia os encontros, como o próximo de Setembro…
Um abraço
Armando Pinto
________________________
NR
Um grande abraço para o Armando Pinto com votos de óptima recuperação.Põe-te como novo, rapaz.Queremos reencontrar-nos contigo em Fátima e... em paz com os nossos sofridos corpos!!!
Isto mesmo peço,também, à minha Irmã Ciática para que abrande o seu furor, perdão, as suas dores!
Vais ver!
Obrigado, por mais esta saborosa viagem que nos proporcionas!
Por aqui se vê o desafio que lanças a cada um dos leitores que persistem em fazer do irmão sol um companheiro de viagem.
Não só pelo passado, mas, sobretudo, pelo presente que queremos continue a passar-se contando com cada um de nós e as tantas histórias de que ainda somos capazes de desatar os nós!!!
antónio colaço